O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu adotar uma abordagem discreta em suas conversas com os Estados Unidos sobre imigração e outros assuntos sensíveis. As informações são do jornal O Globo.
A estratégia seria evitar alarde, conforme demonstrado pelo pedido recente de esclarecimento sobre o tratamento de brasileiros deportados em Manaus.
Na segunda-feira (27), o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar, foi convocado ao Itamaraty para discutir o episódio em que brasileiros deportados desembarcaram algemados e com correntes nos pés.
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Relatos de agressões e dificuldades durante o voo foram apresentados. A reunião foi conduzida de forma a evitar a politização do tema, focando no tratamento das comunidades brasileiras no exterior.
Segundo o jornal, citando fontes diplomáticas, o encontro entre a embaixadora Márcia Loureiro e Escobar foi considerado positivo.
Essa percepção reforça a expectativa de que Lula mantenha uma postura cuidadosa durante a reunião de emergência convocada pela Comunidade Latino-Americana e Caribenha (Celac).
Continua depois da publicidade
Segundo o jornal, o exemplo da Colômbia, que recuou na decisão de não receber aviões com deportados após ameaças de tarifas por Donald Trump, é visto como um “erro que não pode ser repetido”.
Capivara News Capivara News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.